terça-feira, agosto 14, 2018
Home > Artigos > 7 dicas para selecionar e implementar um sistema ERP

7 dicas para selecionar e implementar um sistema ERP

7 dicas para selecionar e implementar um sistema ERP

Escolher o sistema ERP ideal para uma empresa é tarefa que demanda tempo e bastante atenção, afinal existem milhares de opções no mercado e ótimos vendedores.

Nunca compre um sistema de gestão só por que prometeram que o sistema faz tudo o que você precisa e muito mais. Peça sempre uma demonstração. Veja como é o layout do sistema, as ferramentas disponíveis e a execução das principais rotinas que você precisa fazer.

Separamos nesse post 9 dicas que te ajudarão a selecionar e implantar um sistema de gestão ERP sem complicações. Continue a leitura.

Faça uma lista dos recursos que precisa

Antes de começar a procurar fornecedores, faça uma lista clara com todos os requisitos que a sua empresa irá precisar, sempre levando em conta a tributação enquadrada e todos os requisitos do fisco.

Comece definindo cuidadosamente o escopo do seu projeto. Concentre-se em processos de negócios específicos e requisitos de sistema. Quanto mais específico, melhor será a adequação e usabilidade do sistema.

Muitas vezes, as pessoas selecionam um sistema ERP com base em fatores como preço, tecnologia atual ou o sistema que é o mais excitante. Mas, lembre-se de avaliar todas as frentes do sistema. Uma futura customização pode sair cara, dependendo da empresa.

Encontre um sistema ERP específico para o seu negócio, com ferramentas e recursos projetados para resolver os requisitos de sua empresa.

Pesquise as tendências de mercado

Não se esqueça dos usuários móveis. Escolha uma solução ERP que permita que os usuários sejam produtivos em smartphones e tablets. No entanto, ao mesmo tempo, assegure que as informações confidenciais sejam seguras.

Sistemas de gestão online estão em alta no mercado. Esse tipo de tecnologia oferece mais agilidade e mobilidade para gerir a empresa de qualquer lugar e quando quiser.

Avalie o sistema de gestão ERP

Avalie cuidadosamente suas opções antes de selecionar seu sistema ERP. Os projetos de avaliação mal administrados e mal definidos podem levar a implementações precárias. Definições de requisitos de dados e prioridades vagas podem levar a uma seleção de fornecedor incorreta.

Além disso, a falta de participação e a contribuição das principais partes interessadas na fase de avaliação pode levar a uma aceitação e à adoção dos usuários. E não se esqueça de que os atrasos na execução do projeto de avaliação em última instância atrasam a data do go-live e o tempo de benefício.

Outro item que falta durante a fase de seleção de um sistema ERP é relatórios e métricas. O que você quer ser capaz de avaliar do sistema? Isso é possível através dos relatórios existentes e pré-construídos no sistema ou você terá que pagar extra para obter métricas personalizadas que direcionarão sua empresa, contratação e recursos? Descubra isso na fase de seleção e não depois de ter assinado um contrato de vários anos.

Além disso, não se esqueça da integração. Uma solução ERP que não funciona com seus sistemas de escritórios legais e / ou críticos existentes não é uma solução, mas uma outra peça cara de software não utilizado ou inutilizável.

Finalmente, encontre um parceiro especializado em sua empresa. Melhor ainda, encontre um que se dedique ao seu nicho de atuação. Aqueles que tentam enfrentar o mundo ERP inteiro não podem oferecer a mesma experiência.

Pesquise referências

Em primeiro lugar, ao contratar um fornecedor de soluções ERP, peça ao fornecedor pelo menos três referências. Então, pergunte aos clientes o que correu corretamente, o que deu errado e o que eles poderiam ter feito de forma diferente. Se um fornecedor não pode fornecer pelo menos três clientes confiáveis, eles podem não ter a experiência que você precisa.

O que fazer antes de adquirir um sistema ERP?

Considere a quantidade de personalização necessária para configurar e implantar. Sistemas altamente personalizados gerarão um custo maior, não apenas na implantação inicial, mas quando atualizará de lançamento para lançamento.

Essas empresas com requisitos únicos precisam considerar se esses requisitos podem ser integrados para eliminar a curva de custo íngreme. Além disso, as empresas precisam entender [sua tolerância] para ciclos de implementação mais longos, ROIs mais longos, mais instabilidade, [que podem ser customizados]. Uma solução chave na mão pode oferecer menos flexibilidade, mas mais estabilidade e menor custo inicial e contínuo.

Posso confiar em um software ERP?

O gerenciamento da mudança organizacional é fundamental para o sucesso do seu projeto. Os projetos típicos de ERP facilitam mudanças maciças nas organizações que podem incluir a mudança de descrição do trabalho do dia a dia ou a eliminação das descrições de cargos no total. Estas mudanças afetam a cultura de sua empresa e sem controle cuidadoso e planos de comunicação e workshops você pode criar um adverso Reação ao ERP [resultando em] barreiras [para] implementação e adoção “.

Como implantar um sistema ERP?

Não confie apenas no gerente de projeto designado pelo fornecedor, tenha alguém em sua equipe para isso.

Selecione alguém dentro da organização, que conheça ou seja confortável gerenciando sistemas de software, para servir como gerente de projeto.

Esta pessoa será responsável por reunir todos os requisitos dos usuários finais, aprender o novo sistema por dentro e por fora, trabalhando com o fornecedor na conversão de dados, coordenando treinamento e atuando como o ponto de contato para todos os funcionários.

Um dos erros mais comuns cometidos pelas empresas durante a implementação do ERP é gastar muito tempo, energia e dinheiro selecionando o software certo e os parceiros de implementação, apenas para atribuir sua própria equipe” B “ao programa. Isso resulta em inúmeras questões durante o projeto e a implementação, a tomada de decisões e atrasos lentos.

Embora seja difícil liberar seus recursos mais brilhantes de seus empregos em tempo integral, as implementações ERP não são simples e podem ser extremamente caras. Portanto, é importante colocar suas melhores pessoas no trabalho. Não apenas suas melhores pessoas de TI, suas melhores pessoas, período.

Agora que você conhece os processos para uma implantação ERP eficiente, clique aqui e conheça mais sobre os softwares de gestão empresarial e contábil da SuperSoft Sistemas.

Fonte: CIO

conheça os sistemas de gestão contábil e empresarial da SuperSoft Sistemas