domingo, agosto 18, 2019
Home > Artigos > Como controlar meu fluxo de caixa?

Como controlar meu fluxo de caixa?

Desconstruindo o POP ERP ou POP, quem adere a quem?

As finanças da sua empresa vão bem? Conseguiu resolver todos os problemas com o fluxo de caixa antes de acabar o ano, para começar 2017 com o pé direito? Não! Então veja nossas dicas para organizar tudo e aproveitar a virada do ano.

O fluxo de caixa é uma das ferramentas mais importantes e úteis para controlar e gerir as finanças de qualquer empresa. Possuir um gerenciamento eficiente permite tomar decisões de importantes para a organização, além de identificar necessidades de cortes, investimentos e até mesmo redefinição de processos. Mas, vamos lá!

 

O que é?

O fluxo de caixa é uma ferramenta financeira que, apesar do nome, leva em consideração não só o dinheiro propriamente dito da empresa, mas também os recursos disponíveis como contas-correntes e aplicações de curto prazo.

Na prática?

Quanto antes você colocar esse processo em prática melhor serão seus resultados. Mesmo que você esteja iniciando seu próprio negócio, já pode colocar na sua rotina o fluxo de caixa. Como? Será necessário separar os saldos iniciais de seu caixa e de suas contas-correntes, e ainda daquelas aplicações de curto prazo.

Depois, utilizando uma planilha eletrônica ou um software de gestão, é só registrar esses valores. Quais valores? As entradas que serão representadas pelos recebimentos em sua empresa, valores referentes a clientes e outras receitas, e também as saídas, representadas pelo pagamento de salários, contas, fornecedores, entre outros desembolsos.

Depois de comparar os saldos iniciais com todas as suas entradas e saídas, você verá que o fluxo de caixa apresentará os recursos disponíveis em um determinado período e que podem ser utilizados de acordo com as suas necessidades.

Possibilidades?

O que eu faço com as informações que eu obtive com o fluxo de caixa? Como é uma ferramenta financeira, existem várias possibilidades que poderão ser utilizadas na gestão de sua empresa.

Uma delas é o fluxo de caixa projetado, que poderá lhe dar uma boa noção de suas finanças no futuro, permitindo conhecer antecipadamente as entradas e saídas que serão feitas em um determinado período.

Cuidados!

É preciso tomar alguns cuidados para que seu fluxo de caixa seja realmente efetivo. Como? É preciso relacionar todas as entradas e saídas, independentemente do valor, e de preferência utilizar um software de gestão integrado e eficiente. Só assim é possível identificar e mesclar as informações de todas as áreas da empresa, como o departamento financeiro e vendas, afim de obter resultados objetivos e promissores.

Estratégias

Com todos os dados e análises financeiras em mãos, não se esqueça de atentar-se, em seguida, ao planejamento estratégico de sua empresa. Muitos dos insights gerados por meio desta ferramenta são de grande importância para o futuro da organização e, por isso, precisam ser considerados em ajustes no plano inicial. Isso garantirá um crescimento sustentável ao seu negócio!

Gostou do conteúdo? Compartilhar com seus amigos! Conta pra gente também como você faz para controlar o seu fluxo de caixa.

Como controlar meu fluxo de caixa?

conheça os sistemas de gestão contábil e empresarial da SuperSoft Sistemas