segunda-feira, dezembro 9, 2019
Home > Artigos > Como montar um plano de vendas vencedor?

Como montar um plano de vendas vencedor?

Para que você possa empreender da maneira certa, você precisa de muito mais que somente uma boa ideia e força de vontade. Planejamento, sabedoria para alocar os recursos e uma boa definição de metas são aspectos igualmente importantes do negócio.

Impulsionar as vendas e aumentar as chances de lucro sempre esteve entre os objetivos da maioria das empresas. Contudo, em épocas de crise pode parecer que este propósito se torna mais árduo e ao mesmo tempo, ainda mais essencial para que a companhia tenha fôlego para enfrentar o período de recessão e continue tendo resultados que lhe permitam perpetuar os negócios e se manter competitiva.

Neste artigo mostraremos como um plano de vendas pode ajudar a impulsionar o crescimento da sua empresa em época de crise e o que ele precisa conter para ser uma estratégia de sucesso.

Conhecer seus clientes e estudar seu produto

Para começar um bom plano de vendas, é preciso conhecer seu cliente, entender suas necessidades, o que ele espera, o que precisa, que tipo de linguagem entende e quais os conteúdos que costuma absorver para adequar o discurso e saber em quais meios e de que forma abordá-lo.

E também estudar seus produtos e verificar se estão de acordo com as necessidades dos clientes e em que pontos podem oferecer diferenciais para superar as expectativas.

Defina suas metas e estratégias

Possuir metas é essencial para todo plano de vendas, só assim podemos aumentar as vendas em x%, de acordo com a definição da empresa.

Juntamente com as metas, é preciso definir quais serão as estratégias para atingi-las. Tudo isto pode estar organizado em um cronograma, ser compartilhado com a equipe e passar por monitoramento constante para adequar as técnicas e buscar gerar resultados efetivamente.

Mensure resultados

Além de montar um bom plano de vendas, separado por metas e com a definição de cada ação que será tomada para atingir o objetivo final, é preciso acompanhar estes processos para verificar se os caminhos escolhidos estão dando certo e, se for o caso, adaptar as estratégias para alcançar os resultados esperados.

Software de gestão

Por fim, é importante reforçar a importância de um software de apoio à gestão para otimizar os processos financeiros dentro da empresa, facilitar a rotina e, principalmente, permitir que o gestor tenha maior controle sobre as informações e procedimentos que podem ajudá-lo na tomada de decisões, além de possibilitar que ele tenha mais tempo para focar nas questões estratégicas do negócio e em como investir para alavancar as vendas.

gestão erp

conheça os sistemas de gestão contábil e empresarial da SuperSoft Sistemas