segunda-feira, dezembro 16, 2019
Home > Artigos > Entenda porque estoque parado é problema

Entenda porque estoque parado é problema

Antes de qualquer pensamento lembre-se, estoque parado é o mesmo que dinheiro parado. Além de ir em contra partida com o esperado pelas empresas, é com certeza um problema que merece muita atenção. Se a empresa está perdendo dinheiro e clientes, chegou a hora de analisar a gestão e se organizar.

Muitas empresas veem o depósito como armazenamento de suas mercadorias. “Se tem, não preciso comprar“. Esse tipo de pensamento deve ser analisado, porque uma vez que a quantidade de produtos seja maior que o valor estimado, é hora de se organizar e entender porque determinada mercadoria está parada na prateleira. É importante saber que organização é sinônimo de clientes fiéis.

Como um estoque organizado ajuda minha empresa?

Simples, um planejamento bem desenvolvido e estruturado coloca à mostra todos os produtos, matéria-prima e haveres da empresa. Além de planificar, organiza e facilita a vida do empreendedor. Desse modo, o empreendimento dispõe de total controle de seus recursos e fundos, possibilitando inovação e crescimento.

Quanto menos produtos estocados, menos dinheiro parado sua empresa terá. Gerando assim uma administração mais aprimorada e concedendo novas ideias e caminhos a serem desenvolvidos pela empresa, qualificando o trabalho e a gestão, além de melhorar o faturamento.

Como o controle e organização do estoque evita prejuízo?

O total controle e organização, permite estabelecer melhor o elo entre empreendedor e cliente. Facilita e estimula o crescimento profissional, além de transparecer uma visão mais limpa de competência e determinação da empresa.

Confira algumas dicas para melhor gerir o controle de estoque:

  • Determinar a previsão de procura
    Faça um prognóstico e calcule a quantidade de produtos que saem e o tempo em que saem.

 

  • Limite a quantidade
    Venda somente o que realmente tem procura, a partir disso abra novas oportunidades de ofertas e de produtos.

 

  • Defina modelo de reposição
    Rascunhe e desenvolva de quanto em quanto tempo os produtos serão repostos, a cada dois dias, três, uma semana ou de mês em mês.

 

  • Examine o fornecedor
    Não somente o preço, mas também a velocidade e flexibilidade do fornecedor. E nem sempre o mais caro é o melhor, nessa hora a qualidade passa na frente.

 

Atualmente, dispusemos de tecnologia que descomplica e agiliza a vida de muitas empresas e empreendedores. São programas e ferramentas que organizam, facilitam e auxiliam na gestão empresarial, comercial e contábil.

Possuir um sistema de gestão de estoque é sem dúvida uma mão na roda. Ele adequá-se a empresa e é totalmente integrado ao sistema de compra e venda, além do gerenciamento de depósito próprio ou de terceiros de matéria-prima e acabados. Possibilita ainda realizar o controle e ordens de produção, emite livro de registro e inventário, permite inserir fotos do produto no cadastro e muitas outras funções práticas e fáceis.

A SuperSoft conta com esse e muitos outros sistemas de gestão que facilitam a vida de micro e pequenas empresas, distribuidores, atacadistas e áreas contábeis. Acesse o link e conheça as vantagens das ferramentas ou clique e faça um teste grátis.

faça um teste gratutito

conheça os sistemas de gestão contábil e empresarial da SuperSoft Sistemas