segunda-feira, dezembro 16, 2019
Home > Artigos > [Gestão de Estoque] Entenda porque mercadoria parada é problema

[Gestão de Estoque] Entenda porque mercadoria parada é problema

9 maneiras eficientes para organizar o seu estoque

Fazer a gestão do estoque de qualquer empresa ou indústria requer atenção e muita organização. Muitos profissionais encontram dificuldades na hora de colocar tudo em ordem por causa do grande volume de produtos, informações e rotina de trabalho.

É sempre bom lembrar que estoque parado é dinheiro parado. Além de ir em contrapartida com o esperado pelas empresas, é com certeza um problema que merece muita atenção.

Se a empresa está perdendo dinheiro, clientes e tempo, chegou a hora de analisar a gestão de estoque praticada e se organizar.

Separamos informações importantes que você precisa saber para organizar seu estoque e planejar seus processos de gestão. Confira!

Como um estoque organizado ajuda minha empresa?

Simples, um planejamento bem desenvolvido e estruturado coloca à mostra todos os produtos, matéria-prima e haveres da empresa. Além de planificar, organiza e facilita a vida do empreendedor.

Desse modo, o empreendimento dispõe de total controle de seus recursos e fundos, possibilitando inovação e crescimento.

Quanto menos produtos estocados, menos dinheiro parado sua empresa terá. Gerando assim uma administração mais aprimorada e concedendo novas ideias e caminhos a serem desenvolvidos pela empresa, qualificando o trabalho e a gestão, além de melhorar o faturamento.

Como o controle e organização do estoque evita prejuízo?

O total controle e organização, permite estabelecer melhor o elo entre empreendedor e cliente. Facilita e estimula o crescimento profissional, além de transparecer uma visão mais limpa de competência e determinação da empresa.

É difícil organizar estoque?

Adotar estratégias para organizar o estoque da sua empresa pode fazer ou quebrar a estratégia da sua organização, pois requer um planejamento muito grande que pode consumir mais tempo do que o desejado.

Não só isso, mas para que esse método seja um sucesso, TODOS os funcionários devem cooperar e desenvolver o esforço para manter seu novo plano de estoque.

Como deixar meu estoque organizado?

Não importa o quão organizado você possa ser, se as vendas da sua empresa aumentarem a cada ano, você precisará eventualmente de um novo layout de projeto de estoque ou mesmo de um novo estoque para se mudar.

Recomenda-se que esta avaliação espacial seja feita de três a cinco anos, dependendo da taxa em que sua empresa aumenta notavelmente as vendas.

À medida que as vendas de sua empresa aumentam anualmente, isso significa que os requisitos de espaço em seu estoque naturalmente precisarão ser revistos ao longo do tempo. Considere cuidadosamente cada um desses seis pontos ao avaliar o seu espaço de armazém:

  • Sua instalação é capaz de armazenar adequadamente os itens necessários de forma segura?
  • Você antecipou possíveis problemas que podem ocorrer?
  • Suas instalações possuem um caminho de fluxo funcional?
  • Você estabeleceu TODOS os requisitos da sua instalação?
  • Você maximizou seu espaço atual do plano?

Preciso de um sistema de gestão de estoque?

Se suas vendas aumentarem e você precisar de mais espaço, SIM. Você precisará de um software de estoque.

Fazer o controle do estoque de uma empresa pode ser bem trabalhoso. Mas não com o sistema de controle de estoques certo.

Com o módulo de controle de estoques você faz a gestão de estoque da sua empresa de maneira prática e resumida. Possui funções de: entradas e retiradas de produtos, transferência entre almoxarifados, leitura de código de barras, relatórios gerenciais e muito mais. Clique aqui para conhecer os sistemas de gestão de estoques da SuperSoft Sistemas.

O que devo fazer para fazer uma gestão de estoque eficiente?

Lembre-se que para fazer uma gestão de estoque eficiente é preciso planilhar tudo o que você tem guardado. Um projeto deve ser feito. Você precisa ter informações sobre todos os produtos e rotatividade.

Separamos algumas dicas iniciais para você começar a organizar o seu estoque:

Determine a previsão de procura

Faça um prognóstico e calcule a quantidade de produtos que saem e o tempo em que saem.

Limite a quantidade

Venda somente o que realmente tem procura, a partir disso abra novas oportunidades de ofertas e de produtos.

Defina modelo de reposição

Rascunhe e desenvolva de quanto em quanto tempo os produtos serão repostos, a cada dois dias, três, uma semana ou de mês em mês.

 Examine o fornecedor

Não somente o preço, mas também a velocidade e flexibilidade do fornecedor. E nem sempre o mais caro é o melhor, nessa hora a qualidade passa na frente.

Precisa de ajuda para organizar o estoque da sua empresa ou cliente?

Atualmente, dispusemos de tecnologia que descomplica e agiliza a vida de muitas empresas e empreendedores. São programas e ferramentas que organizam, facilitam e auxiliam na gestão empresarial, comercial e contábil.

Possuir um sistema de gestão de estoque é sem dúvida uma mão na roda. Ele adequa-se a empresa e é totalmente integrado ao sistema de compra e venda, além do gerenciamento de depósito próprio ou de terceiros de matéria-prima e acabados.

Alguns possibilitam ainda realizar o controle e ordens de produção, emite livro de registro e inventário, permite inserir fotos do produto no cadastro e muitas outras funções práticas e fáceis.

A SuperSoft conta com esses e muitos outros sistemas de gestão que facilitam a vida de micro e pequenas empresas, distribuidores, atacadistas e áreas contábeis. Clique aqui e conheça o sistema de gestão de estoque da SuperSoft. Ou se preferir, clique aqui e faça um teste grátis, SEM COMPROMISSO, do software de controle de estoque.

 

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com seus amigos 😊

conheça os sistemas de gestão contábil e empresarial da SuperSoft Sistemas