quinta-feira, abril 25, 2019
Home > Artigos > Os 3 maiores desafios da contabilidade e como superá-los

Os 3 maiores desafios da contabilidade e como superá-los

parceria de negócios

Ao pensar num contador trabalhando, você ainda imagina um profissional atrás de uma mesa cheia de relatórios, com uma calculadora na mão, preocupado apenas com os dados financeiros da empresa?

Hoje em dia, os processos burocráticos e legislações estão exigindo cada vez mais do profissional contábil, que precisa estar sempre atualizado e preparado para os desafios.

As mudanças tecnológicas e as novas legislações impactaram e muito o cenário no qual o profissional precisa atuar. Isso se traduz em novos desafios da contabilidade e exige que o contador esteja pronto para enfrentá-los.

Quer saber quais são esses desafios? Continue a leitura para conhecê-los e saber como superá-los.

 

  1. Contrato de prestação de serviços

Um dos maiores problemas enfrentado pelos escritórios de contabilidade são as atribuições sobre a prestação de serviço. Durante anos a categoria contábil se depreciou pelos leilões de honorários e prestação de serviços ao qual não compete ao contabilista. Neste processo, o empresariado brasileiro “acostumou-se” com as vantagens desta disputa por clientes, causando interpretações erradas sobres as reais atribuições do escritório contábil.

No contrato de prestação de serviços devem estar claro e objetivo os termos da prestação que devem ser:

  • Prazos para o fornecimento de informações;
  • Período mínimo de retorno a solicitações; – Fornecimento completo de documentações que envolva a entidade e seus representantes;
  • Tornar explícito as informações sobre os encargos e adicionais sobre serviços não relacionados.

Acesse o link abaixo para ver um modelo de contrato completo de prestação de serviços no site do CFC:

http://portalcfc.org.br/wordpress/wp-content/uploads/2013/01/contrato_prest_ser.pdf

 

LEMBRE-SE SEMPRE! O contabilista é um prestador de serviços fundamental para a gestão de uma empresa e não o secretário do empresariado.

 

  1. A era da informação

Vivemos em uma era que apresenta um fluxo de informações completamente dinâmico e não permite que a contabilidade e suas atribuições sejam excluídas desse processo. O profissional contábil precisa rapidamente se adaptar a esses novos processos que movimentam a era da informação para estar preparado para as novas mudanças burocráticas que o fisco vem implantando.

As mudanças referentes a legislação são constantes e manter-se sempre atualizado se faz necessário para atingir o nível mais alto em uma boa prestação de serviços.

Um diferencial que com certeza aumenta a cartela de clientes de um escritório contábil é a qualidade e rapidez dos serviços prestados. E como atingir isso? Estar sempre atualizado e preparado para as legislações do fisco é um ótimo começo. Os caminhos são muitos: cursos, palestras, atividades e congressos oferecidos pelos conselhos da categoria contábil assim como a “Educação Profissional Continuada” oferecida de modo online em alguns CRCs.

 

  1. Contabilidade Digital

Autenticar e armazenar arquivos de Notas Ficais Eletrônicas (NF-e), Documento Auxiliar da Nota Fiscal (DANFE), Livros Diários, Balancetes e Balanços, dentre outras obrigatoriedades, nunca foi tão fácil quanto agora. Os milhares de papéis e arquivos físicos de outrora agora podem ser substituídos por arquivos do tipo XML, compatíveis com vários sistemas de contabilidade, e ter a sua autenticidade validada em alguns minutos.

Render-se à contabilidade digital não é apenas seguir uma tendência, mas cumprir com as exigências legais que cada vez mais estão se informatizando. Além de agilizar a rotina dos escritórios de contabilidade e facilitar a escrituração e apresentação das obrigações fiscais, a contabilidade digital vem facilitando o arquivamento e agilizando a fiscalização por parte dos órgãos públicos.

LEMBRE-SE que o profissional contábil precisa estar preparado para as mudanças, tanto relacionadas à legislação, quanto tecnológicas. Por isso adaptação e foco são primordiais, e isso o contador tem de sobre, não é mesmo?

Compartilhe esse conteúdo com seus amigos e não deixe de comentar os maiores problemas que seu escritório passa ou já passou. Queremos de ouvir!

sucesso no meu negócio

conheça os sistemas de gestão contábil e empresarial da SuperSoft Sistemas