quarta-feira, Maio 23, 2018
Home > Artigos > Por que um sistema ERP é importante para as indústrias?

Por que um sistema ERP é importante para as indústrias?

Por que um sistema ERP é importante para as indústrias?

Para estar à frente no mercado, as indústrias precisam, cada vez mais, aprimorar suas atividades, serviços e produtos. Para isso, apostar em ferramentas e conceitos gerenciais modernos e eficientes vem sendo a estratégia das organizações ao redor do mundo.

O processo produtivo deve seguir uma metodologia que permita o melhor uso das matérias-primas e que ajude a atingir os objetivos desejados, com menor desperdício de insumos.

software controle de compras, sistema de gestão de compras

Além desses fatores, as indústrias ainda têm uma série de obrigações fiscais e contábeis a serem compridas. O controle de saldos retornados, a apuração de estoque físico, a coerência entre saldo físico e fiscal e o controle dos prazos de prorrogação do ICMS são bons exemplos.

A questão é que, seja para reduzir os custos, melhorar os processos ou ter menos preocupações com as obrigações da legislação brasileira, o controle sob todas as informações e procedimentos é essencial para as indústrias manterem a competitividade.

Com um sistema ERP, as indústrias alcançam maior economia no controle dos processos de industrialização, uma vez que são automatizados pelo sistema. Um software, que integre os módulos de estoque, recebimentos, engenharia e controle de produção, permite o controle de insumos e matérias-primas, custos e lucros e, principalmente, estar em conformidade com todas as exigências fiscais e contábeis.

O ERP da SuperSoft Sistemas, por exemplo, é um sistema de gestão empresarial, composto por módulos integrados. Atende à todas as funcionalidades, como administrativo, financeiro, manufatura e análise gerencial, correspondendo às necessidades das indústrias de maneira completa e personalizada!

E quanto custa a implantação de um sistema ERP na indústria?

São variados os custos demandados para a contratação, desde o investimento em infraestrutura, até o valor de customização do sistema. Não se tem valores específicos, há variação de R$19,00 até acima de R$10.000,00, dependendo da sua empresa. Por isso vale a pena não ter medo de testar. Teste quantos software você puder!

Existem empresas de sistemas de gestão, que oferecem softwares integrados que aumentam sua eficácia gerencial, além de controlar todos os processos da sua empresa. Há algumas ainda, que contam com um suporte diferenciado e ilimitado e uma equipe de especialistas prontos para te atender.

Custos de manutenção e suporte ERP?

Muitas empresas cobram um custo de manutenção, que pode variar conforme os módulos, tipo de licença adquirida e a manutenção realizada.

A maioria dos softwares ERPs oferecem sistemas de suporte e ajuda para os usuários, o que pode demandar custos mais elevados para a empresa. Geralmente suportes “Premium” incluem treinamento e consultoria personalizada, com um valor a ser pago à parte.

Por isso, a pesquisa e teste é fundamental na escolha de um sistema de gestão ERP. Existem empresas que oferecem suporte ilimitado e treinamentos eficientes, além de vídeos e fóruns atualizados, sem qualquer custo adicional.

Posso customizar meu ERP?

Muitas empresas oferecem a possibilidade de customizar os ERPs, visando melhor atender às necessidades dos clientes. Estas customizações podem gerar mais custos, já que a empresa de software, terá que modificar os módulos para atender especialmente a um cliente.

Lembre-se, os sistemas ERPs vieram para simplificar e otimizar a gestão da empresa. Portanto, simplificar a contratação deste sistema com estas dicas é fundamental para o sucesso da implantação dos ERPs.

Na hora da escolha de um sistema de gestão ERP é importantíssimo que seja feita uma pesquisa de necessidades que a sua empresa precisa. Não adianta pensar apenas em um processo ou departamento e esquecer do restante.

Como escolher um sistema ERP para minha empresa?

No Brasil, com a desestabilização da moeda e o fechamento do mercado, muitas empresas começaram a se especializar e a buscar recursos e formas de melhorar a competência e a competitividade em todas as áreas, seja ela produtiva, financeira, serviços, custos e logística.

O mercado atual exige empresas desafiadoras e adeptas às mudanças que ocorrem atualmente, sempre considerando às necessidades dos clientes, as estratégias de negócios, a concorrência, as novas legislações, dentre outras coisas. Por isso, para manterem-se atuantes, necessitam de investimentos em inovação tecnológica, e melhorias em todos os processos e modelos de gestão.

O que é ERP?

Os sistemas integrados de gestão empresarial ERP (Enterprise Resource Planning), tornaram-se, nas últimas décadas, uma das mais importantes ferramentas utilizadas na gestão de negócios, que contribuem para o fortalecimento de empresas mais eficientes, com resultados primorosos, maior automatização de processos e melhor fluxo de informações apresentadas.

Separamos alguns fatores que podem garantir o sucesso da implementação de um sistema ERP. Confira abaixo:

  1. Obter a participação ativa da alta gerência;
  2. Implementar o gerenciamento de mudanças buscando reduzir o “medo” dos usuários pouco informados;
  3. Identificar os Usuários-chave, que são indispensáveis em seus respectivos departamentos;
  4. Escolher com segurança para Gerente do Projeto um profissional experiente e respeitado, de modo a descaracterizar o ERP como um sistema da área de informática, e sim como um redesenho do modelo de gestão;
  5. Planejar e realizar treinamentos;
  6. Definir claramente os diversos papéis na implementação do sistema, através da união de conhecimentos e esforços para o alcance do sucesso;
  7. Adaptar o sistema à empresa e vice-versa, refletindo sobre a realidade atual da empresa ou a utilização das melhores práticas;
  8. Escolher a consultoria adequada (know-how);
  9. Garantir a qualidade;
  10. Simplificar em todos os sentidos: na definição de modelos, no desenho da solução e na própria implementação do sistema.

Por que contratar um software ERP?

O ERP proporciona soluções que beneficiam e melhoram a eficiência, qualidade e produtividade da empresa, elevando como consequência a satisfação dos clientes e o faturamento da empresa.

Reduzir custos e aumentar o faturamento são dois pontos que merecem atenção em épocas de instabilidade econômica. Visto que nem sempre uma coisa auxilia ou ajuda a outra. É por isso que existem ferramentas capazes de ajudar e melhorar esse processo.

O sucesso na implantação do ERP requer foco, empenho da organização e uma abordagem formalizada no gerenciamento do projeto. O que muitas empresas têm feito é reduzir sem planilhar, sem fazer relatórios. Não é para sair cortando tudo. Tem que ser feita uma análise antes. Será que este recurso diminuirá ou aumentará o retrabalho? Este funcionário pode fazer muita falta? O importante nestas horas é fazer uma organização e planilhar tudo, depois está na hora da ação.

Por que ERP SuperSoft Sistemas?

Os sistemas ERP da SuperSoft Sistemas são feitos para atuar e resolver esses e muitos outros problemas. Os sistemas de Gestão – ERP são voltados ao segmento de pequenas e médias indústrias, principalmente dos ramos metalúrgico e alimentício. Os sistemas são modulares e integrados, de fácil utilização e excelente custo x benefício.

E mais! Os módulos podem ser adquiridos individualmente para cada setor da sua empresa. O que aumenta a agilidade na implantação e a oferta de soluções adequadas às necessidades específicas da empresa. Faça um teste grátis por 7 dias!