quarta-feira, dezembro 19, 2018
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Veja como realizar um gerenciamento eficiente para pequenas empresas

Marketing contábil: precisamos falar desse assunto

Conhecer frases de sucesso empresarial, como a famosa “Ganhar tempo é ganhar dinheiro”, de autoria anônima, não são o segredo e nem fórmulas mágicas para que tudo se resolva em sua empresa.

Por isso, não basta conhecer frases de crescimento empresarial, é preciso estar sempre capacitado e atualizado sobre os conceitos inovadores, desenvolver capacidades de liderança de equipes, estar atento à melhoria continua de processos, a ferramentas de modelagem de processos, como sistemas de gestão empresarial, a busca constate de diferenciais competitivos e tatos outros detalhes importantes em englobam a gestão empresarial.

Pensando nisso, fizemos uma seleção das principais informações que um empresário precisa para realizar um gerenciamento eficiente em pequenas empresas.

Desperte o empreendedor em você

O empreendedor é acima de tudo um sonhador, uma pessoa que desperta em si a energia e assume o trabalho necessário para vencer no meio em que competirá. Quando você entrar de cabeça no ramo, precisa deixar o seu lado empreendedor vir à tona.

Você é o responsável pela empresa e precisa assumir o posto com todos seus encargos e seu ônus. Tenha uma visão ampla, holística e sem conceitos preconcebidos.

Leia bastante, procure bons blogs sobre o seu setor. Revistas e livros são ótimos também! A grande vantagem dos blogs é manter-se sempre atualizado com as tendências do mercado.

O empreendedor deve saber um pouco de cada coisa, pois muitas vezes na pequena empresa ele desempenha diversas funções ao mesmo tempo.

Faça um planejamento estratégico

É indispensável fazer um planejamento estratégico para qualquer negócio ter sucesso. É através dele que você vai atingir o propósito determinou em um certo período, visando uma situação melhor.

Eles devem surgir da análise de oportunidades e recursos feitos de maneira centrada e realista, fugindo de desejos ou números inatingíveis. Eles devem derivar da missão e da visão da organização com finalidades e caráter mais específicos e então orientarão as ações com maior precisão.

Defina as metas que você quer atingir neste ano e divida elas em metas menores. Por exemplo, se você quer vender R$ 300.000,00 este ano, você deverá vender R$ R$ 25.000,00 por mês. Desta forma, você deverá vender, por dia útil (levando em consideração que temos 22 dias úteis no mês) R$ 1.200,00.

Trata-se de uma meta possível? Quantos vendedores você tem na sua empresa hoje? Tudo influencia na hora de definir as metas. Seu ticket médio, o número de vendedores etc. Se você tem um ticket médio alto e 3 vendedores, é bem possível de alcançar uma venda de R$ 1200 diariamente.

Comece com metas menores e vá aumentando gradativamente. Funciona muito bem!

Crie um plano de comunicação interna

Sua empresa não trabalha sozinha. Ela precisa de integração e comunicação eficaz entre todos os colaboradores. Boa parte dos problemas ocorre justamente porque as pessoas não conseguem dizer o que elas realmente querem ou precisam. É preciso adotar métodos certos para que as mensagens sejam claras e cheguem de forma segura a quem for de direito.

Criar enquetes de sugestões ou ideias pode funcionar, fomente o lado empreendedor de todos os colaboradores, as vezes grandes ideias podem vir de pessoas trabalham com você. É preciso trabalhar em equipe!

Desenvolva seu plano de marketing

Existem hoje milhares de ferramentas que podem auxiliar em um ótimo plano de marketing, como as disponibilizadas pelo Google, Facebook, WordPress e muitas outras.

Mas antes de tudo, é preciso conhecer bem o nicho de mercado que você pretende atingir, saber claramente qual é o seu público alvo e a partir dessas informações, escolher as melhores ferramentas para desenvolver sua estratégia de marketing e colocar em prática o seu plano.

Faça pesquisas com alguns clientes que você considera ideias para o seu tipo de empresa e serviço, entenda o que é importante para ele e defina estratégias para conquistar mais clientes iguais a ele.

É imprescindível gerir uma empresa sem um bom plano de marketing.

Controle o desempenho

Um bom gestor precisa ter amplo controle do desempenho do seu negócio e dos seus colaboradores. A criação de indicadores e sua análise constante são essenciais para garantir uma excelente gestão. Faça reuniões com regularidade, ouça os líderes das equipes e os funcionários mais abaixo na escala. Todos são importantes e têm como contribuir.

Tenha métricas de todas as áreas, vendas, finanças, RH, estoque, clientes. Saiba quanto você vendeu, saiba seu ponto de equilíbrio, a inadimplência, sua relação de metas e quais estão sendo alcançadas e quais estão sendo superadas, reveja as metas, conheça seu giro de estoque e a satisfação dos seus clientes.

Investir em sistemas de gestão empresarial com foco em pequenas empresas pode ser a melhor opção para o seu negócio. Pesquise empresas que possuam as ferramentas necessárias para automatizar os seus processos, e que estejam adaptadas e preparadas as novas legislações, assim sobra mais tempo para traçar novas estratégias de negócios e aumentar sua competitividade e resultados.

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