domingo, outubro 20, 2019
Home > Artigos > 9 sinais de que você precisa de um contador

9 sinais de que você precisa de um contador

3 novas normas contábeis para 2018

Como proprietário de pequenas empresas, você pode até gerenciar seu dinheiro com sucesso. No entanto, à medida que seu negócio – e receita – cresce, gerenciar suas finanças pode se tornar uma tarefa que você não tem tempo ou conhecimento para gerenciar e precisará de um contador.

Especificamente, quando se trata de evitar problemas legais e de conformidade, os contadores podem valer o seu peso em ouro.

Se você não tem certeza se precisa contratar um contador, procure esses nove sinais:

  1. Você não está familiarizado com a contabilidade?

Se as demonstrações financeiras o confundem, você tem dificuldade em criar relatórios, ou você está perdido quando se trata de termos contábeis, você provavelmente precisa contratar um contador.

Um contador pode conversar com você em termos diretos, usar a terminologia e ensinar-lhe como gerenciar suas próprias finanças. Além disso, você não quer perder informações importantes ou cometer erros que poderia custar-lhe a estrada. Um contador pode iniciar você e seu negócio no caminho certo.

  1. Você não sabe nada sobre impostos?

O sistema tributário do Brasil é complicado. Independentemente disso, se você não pagar os impostos certos para o seu tipo de negócio, provavelmente será atingido com penalidades e multas.

Um contador pode avisá-lo com antecedência para que você possa cumprir todos os regulamentos fiscais. Mais importante ainda, um contador pode informá-lo sobre os créditos fiscais e as deduções que você pode tomar, e prever os impostos que você deve.

  1. A contabilidade tira você de tarefas mais importantes?

Talvez você tenha algum conhecimento útil de contabilidade, mas gerenciar seus livros está impedindo que você realize tarefas que possam crescer diretamente seu negócio (por exemplo, adquirir novos clientes ou entrar em novos mercados) ou gerenciar seu negócio efetivamente (como lidar com problemas de desempenho ou problemas de solução de problemas). Contrate um contador para que você possa se concentrar em ganhar mais negócios, inovar, construir sua equipe e outras atividades de desenvolvimento.

  1. Você teve crescimento rápido?

Ganhar mais dinheiro é uma ótima coisa. No entanto, ao expandir, você também servirá mais clientes, contratar mais funcionários, assumir fornecedores adicionais e muito mais. Todas essas coisas exigem mais papelada e pode tornar-se rapidamente impossível para você gerenciar.

  1. A receita está aumentando, mas o lucro não?

Se você está vendendo mais do que nunca, mas você não está vendo um lucro maior, um contador pode analisar objetivamente seus custos indiretos e apontar as áreas onde você pode cortar custos ou fazer outros ajustes para aumentar suas margens de lucro.

  1. Os seus investidores esperam relatórios financeiros profissionais?

Os contadores podem criar relatórios detalhados e precisos juntos a sistemas de gestão eficientes que mantêm seus investidores felizes e permitem que você se concentre em tarefas como o crescimento do negócio.

Além disso, se você estiver procurando por um empréstimo ou financiamento de um investidor, você precisará apresentar um plano de negócios polido. Um contador pode ajudá-lo a aprimorar a parte financeira do seu plano, garantindo que você tenha pensado em tudo.

  1. Você deseja expandir em um lugar diferente?

Se você deseja abrir um novo local, distribuir em um novo estado ou contratar funcionários em outros estados, um contador pode ajudar a garantir que você esteja em conformidade com os requisitos regionais de vendas, renda ou imposto de folha de pagamento.

  1. Você está planejando comprar ou vender imóveis – ou vender seu negócio?

Se você quiser crescer através de uma aquisição, vender partes do negócio ou vender todo o negócio, um contador pode orientá-lo no processo e determinar como estruturar a transação para que não seja atingido com impostos esmagadores.

  1. Você está enfrentando uma auditoria?

Um contador irá guiá-lo através deste processo bagunçado, preparando você para gerenciar a auditoria. Um contador pode economizar tempo e dinheiro preciosos e oferecer orientação durante um tempo particularmente estressante.

Pensando nisso, separamos aqui 19 maneiras de como um contador pode ajudar empresários de pequenas empresas. Confira!

19 maneiras de como um contador pode ajudar empresários de pequenas empresas

Se você está iniciando ou iniciando uma pequena empresa em um orçamento limitado, provavelmente já passou algum tempo tentando descobrir onde você pode reduzir os custos das empresas e fazer mais por conta própria para esticar os fundos que você possui.

Uma área que você pode considerar fazê-lo sozinho em vez de contratá-lo é a contabilidade. Se você tem um fundo de contabilidade e uma sólida compreensão das finanças das empresas, então este pode ser um bom lugar para reduzir os custos.

No entanto, se você não tem experiência na gestão dos livros de um negócio e espera aprender como fazer, você deve pensar duas vezes.

Aqui está um resumo das coisas que um contador pode fazer para um pequeno empresário. Revise a lista com cuidado, especialmente se ainda não tiver certeza do por que um contador pode ser um bom recurso para adicionar à sua equipe de pequenas empresas.

Durante o processo de inicialização

Quando você inicia um negócio, há uma série de ações que você precisa tomar e os sistemas que você precisa configurar para criar as bases de um negócio bem-sucedido. Aqui estão algumas maneiras pelas quais um contador pode ajudar:

  1. Determine a melhor estrutura comercial
  2. Ajudar com a análise financeira em seu plano de negócios
  3. Fornecer conselhos sobre o tipo de software de contabilidade que você pode precisar
  4. Fornecer assessoria e assistência na abertura de uma conta bancária de negócios
  5. Certifique-se de que seus procedimentos contábeis estejam em conformidade com os regulamentos
  6. Fornecer conselhos sobre como acompanhar as despesas durante suas atividades comerciais diárias.
  7. Explicar a importância de manter as despesas pessoais e empresariais separadas

Durante suas operações comerciais normais

Uma vez que seu negócio está fora do chão, você precisará manter o sistema de contabilidade que seu contador ajudou a configurar. Aqui estão algumas ações específicas que seu contador pode tomar para ajudá-lo em uma base contínua:

  1. Explique suas demonstrações financeiras para que você possa entender os prós e contras do seu negócio
  2. Supervisionar os processos de pagamento e de pagamento da empresa
  3. Fornecer conselhos sobre os pagamentos de impostos estimados que você deve fazer durante o ano
  4. Determine quando, e a quem, você deve enviar os formulários W2 e 1099
  5. Fecha seus livros e cria relatórios financeiros no final do ano
  6. Compila e envia seus impostos, relatórios financeiros e toda a documentação necessária ao fisco

Durante o estágio de crescimento do negócio

Quando seu negócio estiver pronto para crescer, seu contador pode ser um recurso integral que fornece conselhos e ajuda você a gerenciar o processo. Aqui estão alguns exemplos do que um contador pode fazer:

  1. Ajudar você a determinar as áreas de crescimento, fornecendo informações sobre padrões de fluxo de caixa, gerenciamento de estoque, preços e financiamento de negócios
  2. Fornecer aconselhamento sobre compra de imóveis e equipamentos
  3. Ajudar você a evitar ser auditado pelo Receita
  4. Crie previsões financeiras para que você possa tomar melhores decisões em seu negócio
  5. Trabalhe com você para criar um orçamento comercial que atenda seus objetivos de negócios
  6. Fornecer conselhos e recursos para ajudá-lo na venda do seu negócio

Estas são apenas algumas das maneiras de como os contadores podem trabalhar com os pequenos empresários. Você pode optar por contratar um contador para toda a sua atividade financeira, ou você pode escolher uma abordagem combinada que limita sua atividade prática, reduzindo a despesa.

A coisa mais importante que você pode fazer quando se trata de suas finanças empresariais é contar com a ajuda de um profissional e, em seguida, encontrar um contador que ajudará a manter a saúde financeira do seu negócio.

conheça os sistemas de gestão contábil e empresarial da SuperSoft Sistemas