quinta-feira, junho 27, 2019
Home > Artigos > Você sabe lidar com “descontos”? Veja 5 táticas de negociação para vender bem

Você sabe lidar com “descontos”? Veja 5 táticas de negociação para vender bem

Com a economia em recessão e o poder aquisitivo em baixa, os empresários têm que investir em táticas de negociação para lidar com clientes que insistem em pedir descontos. Por um lado, o empresário quer fechar uma série de contratos. Por outro, é preciso cobrar um valor justo para manter a empresa funcionando.

A barganha faz parte das relações comerciais, mas se você estiver despreparado pode acabar saindo no prejuízo. O grande desafio é se preparar para negociações difíceis e não deixar de vender seus produtos ou serviços.

Sendo assim, selecionamos 5 táticas de negociação que vão te ajudar a lidar com os seus clientes. Confira!

 

Identificação de blefes

Falta de firmeza, fala muito veloz, argumentos muito complicados e um interlocutor que não olha nos seus olhos: esses podem ser sinais de que a pessoa está mentindo.

Às vezes, é difícil ter certeza, então não tome ninguém como mentiroso logo de cara, mas fique atento! Se esses sinais aparecerem juntos, é recomendável interromper a negociação.

 

Policial bom, policial ruim

Essa é uma das táticas de negociação mais difundidas nos filmes e funciona muito bem. Para colocá-la em prática, você precisa de um parceiro de negociação. Um de vocês fará o papel de bonzinho (aquele que quer dar desconto, por exemplo) e o outro será mais rígido.

É normal que a outra pessoa acabe fazendo uma confissão para o “policial bom”. Nesse caso, a confissão pode ser simplesmente que o cliente tem condições de pagar o preço justo ou que tem total capacidade de decidir (já que muitas vezes a desculpa é não ter poder decisivo).

 

Pegar ou largar

Uma tática de negociação importante é focar no “como” em vez do “o que”. Por exemplo: em vez de tentar oferecer algo a mais no serviço para fechar a venda (o que/conteúdo), pense como você pode pressionar o potencial cliente (como). Muitas vezes, a saída é o simples “pegar ou largar”.

As táticas de negociação vão desde o descobrimento de um blefe até a condução da outra parte ao fechamento do acordo. A tarefa de vender nunca é fácil, mas esperamos que, com essas dicas, você tenha sucesso em todas as suas negociações.

Fonte: Jornal Contábeis

gestão online, comercial, contábil, empresarial e industrial

conheça os sistemas de gestão contábil e empresarial da SuperSoft Sistemas