quinta-feira, janeiro 23, 2020
Home > Artigos > Sistema de gestão em nuvem funciona?

Sistema de gestão em nuvem funciona?

Uma dúvida que vem crescendo na cabeça dos empreendedores em geral é se sistemas em nuvem realmente funcionam. Quando falamos de toda a inovação e praticidade proporcionada pela gestão na nuvem, estamos englobando uma série de vantagens que estão levando várias empresas a aderir à tecnologia em questão.

Quer conhecê-las? Separamos a seguir os principais benefícios que têm levado as empresas a usar a gestão em nuvem.

Redução nos custos

Geralmente, inovação custa muito caro, mas isso não acontece na implantação de sistemas de gestão em nuvem, apesar destes requererem um investimento inicial. Por não necessitarem de gastos elevados com servidores e licenças de softwares, são mais baratos do que os tradicionais, porém, a principal vantagem é a redução de custo operacional.

Desenvolver e manter o sistema utilizado pesa menos no bolso do empresário. É possível, na maioria dos casos, pagar apenas pelo que foi utilizado pela empresa, cortando gastos. Também há como dobrar ou triplicar a estrutura disponível em armazenamento e processamento de dados com um investimento pequeno.

Maior flexibilidade

É comum termos variações mensais no volume utilizado de armazenamento na internet. Levando isso em conta, um serviço baseado na nuvem pode se ajustar as suas necessidades todo o mês. Essa possibilidade de ajustar o que é pago ao que é demandado, além de reduzir custos, facilita no momento de adequar o sistema às necessidades da empresa.

Outra vantagem relacionada à flexibilidade são as novas ferramentas e módulos do sistema que podem ser testados com uma simples habilitação no servidor na nuvem. Em alguns minutos, uma nova área da empresa começa a ser migrada para a nuvem ou um grupo de usuários testa uma solução diferente da atual.

Mais segurança

Um dos principais motivos de dúvida sobre migrar para a gestão na nuvem é a segurança das informações confidenciais quando estão, de certa forma, fora de seus domínios. Contudo, já é possível afirmar que a segurança de dados aumenta ao usar soluções na nuvem. Isso acontece porque provedores de cloud computing seguem padrões internacionais de segurança, como ISO, SSL, criptografia avançada e outras.

Além disso, ao perder um notebook ou mesmo um celular, informações confidenciais não vão embora junto com o aparelho: elas estão armazenadas na nuvem e se mantém protegidas e disponíveis nela.

Outro fator importante para a segurança que a computação em nuvem torna mais simples é o backup. Sistemas tradicionais demoram horas para que o backup de dados seja realizado. Em algumas situações é preciso mobilizar uma equipe inteira para isso. Em sistemas online, o espelhamento de servidores e as normas de gestão de dados fazem a cópia de segurança quase em tempo real e permitem que, caso algum problema aconteça, cópias criptografadas das informações sejam recuperadas automaticamente ou sem a necessidade de recorrer a discos físicos ou servidores não conectados.

Mais colaboração

Utilizando um sistema em nuvem para armazenar informações é possível trabalhar de qualquer lugar desde que conectado à internet. Na nuvem, documentos são revisados, relatórios lidos e atualizados e aplicativos compartilhados simultaneamente por diversos integrantes de sua equipe. Usando chats, compartilhando documentos, updates de status ou outros mecanismos, a velocidade com que o trabalho acontece, bem como a rapidez na comunicação, aumentam.

A gestão em nuvem também continuará crescendo. Seus benefícios para as empresas estão cada vez mais consolidados e permitindo novas formas de gerar inovação e rentabilidade. Com uma boa análise das ferramentas necessárias para sua empresa é possível encontrar a melhor forma para implementar o uso do cloud computing na administração organizacional e começar a colher todos os benefícios que ele traz!

gestão online, comercial, contábil, empresarial e industrial

conheça os sistemas de gestão contábil e empresarial da SuperSoft Sistemas