sexta-feira, Abril 20, 2018
Home > Como fazer? > Como fazer o gerenciamento de transmissão do eSocial?

Como fazer o gerenciamento de transmissão do eSocial?

Como fazer o gerenciamento de transmissão do eSocial?

No passo a passo a abaixo nós vamos te ensinar como fazer o gerenciamento e transmissão do eSocial no Sistema de Folha de Pagamento da SuperSoft. Vamos lá?

A partir da versão 10.149, no SSFOLHA, está disponibilizado o Gerenciador de Transmissão do eSocial. Antes de iniciá-lo é necessário configurar alguns parâmetros:

Acesse o menu: Manutenção > Empresas > Parâmetros eSocial.

gerenciamento de transmissão do eSocial


Nesta tela deve ser definido o local (Diretório arquivos XML) onde serão salvos os arquivos ‘XML’ gerados pelo Sistema. Também deve ser informado o Certificado e o número de CPF/CNPJ da empresa.

gerenciamento de transmissão do eSocial


O envio e recebimento dos eventos/protocolos e recibos do eSocial serão realizados através do gerenciador no sistema.

Para abri-lo, acesse o menu: Movimentação > Gerenciamento de Transmissão do eSocial

gerenciamento de transmissão do eSocial


Na tela de gerenciamento estará listado os eventos disponíveis para envio. Poderá ser enviado de uma única vez todos os eventos listados ou então especificar os eventos para o envio. Os filtros de pesquisa na parte superior da tela, irá ajudar na busca pelo evento que desejar.

gerenciamento de transmissão do eSocial


Para enviar o evento, basta selecioná-lo, e após isso, clicar no botão ‘Enviar’. O evento enviado mudará de ‘Status’ e ficará destacado na cor amarela como ‘Aguardando Processamento’.

gerenciamento de transmissão do eSocial


Para que o evento fique com Status ‘Concluído’, selecione-o novamente e clique em ‘Consultar’, se o evento estiver correto o status ficará na cor ‘Verde’. Caso necessite de correções e ajustes, o sistema emitirá um relatório ‘Mensagem de retorno de consulta do XML’ contendo as informações do que precisa ser corrigido, e o evento ficará em ‘vermelho’ com status ‘Aguardando correção’.

gerenciamento de transmissão do eSocial


As informações descritas na ‘Mensagem de retorno de consulta do XML’ devem ser corrigidas conforme indicado. Após finalizar as correções, acesse novamente o ‘Gerenciamento de Transmissão eSocial’, selecione o evento e clique em ‘enviar’.

O envio estará finalizado somente quando na Consulta a mensagem indicar o Status do evento como ‘AUTORIZADO’. Boa sorte!

Ainda não é cliente? Clique aqui e teste grátis o sistema de folha de pagamento da SuperSoft, e tenha em mãos o software ideal que a sua empresa precisa.