terça-feira, setembro 25, 2018
Home > Notícias > 4,7 milhões de declarações do IR 2018 já foram enviadas a Receita

4,7 milhões de declarações do IR 2018 já foram enviadas a Receita

4,7 milhões de declarações do IR 2018 já foram enviadas a Receita

É isso mesmo! Até às 17 horas do dia 22 de março, 4.754.759 declarações do IR 2018 foram recebidas pelos sistemas da Receita. De acordo com o supervisor nacional do IR, Joaquim Adir, a expectativa é de que 28,8 milhões de contribuintes entreguem a declaração.

A Receita alerta que os contribuintes que perderem o prazo estarão sujeitos ao pagamento de multa mínima de R$ 165,74 e máxima de 20% do imposto devido. Lembre-se também que neste ano é obrigatório informar o CPF de dependentes a partir de 8 anos ou mais, completados até a data de 31/12/2017.

Criamos um artigo mostrando quem está obrigado a declarar o imposto de renda 2018 e as principais novidades para este ano. Clique aqui e acesse agora mesmo. O prazo de entrega da declaração vai até 30 de abril.

Como declarar o IR 2018?

Segundo a Receita Federal, a declaração pode ser elaborada de três formas:

  1. Computador, por meio do Programa Gerador da Declaração (PGD) IRPF2018, disponível no site da Receita Federal do Brasil na internet;
  2. Dispositivos móveis, tais como tablets e smartphones, por meio do serviço “Meu Imposto de Renda”, acessado pelo aplicativo “Meu Imposto de Renda”, disponível também a partir desta quinta-feira no Google play, para o sistema operacional Android, ou na App Store, para o sistema operacional iOS;
  3. Computador, mediante acesso ao serviço “Meu Imposto de Renda”, disponível no Centro Virtual de Atendimento (e-CAC), com o uso de certificado digital, e que pode ser feito pelo contribuinte ou seu representante com procuração eletrônica.

Para a transmissão da declaração não é necessário instalar o programa de transmissão Receitanet, uma vez que essa funcionalidade está integrada ao programa do IR deste ano. Entretanto, continua sendo possível a utilização do Receitanet para a transmissão.

Lembre-se que não é mais permitida a entrega do IR via disquete nas agências do Banco do Brasil ou da Caixa Econômica Federal. A entrega do documento via formulário foi extinta em 2010.

o sistema de gestão ideal para organizar a sua empresa